CARTOGRAFIAS DA CANÇÃO FEMININA:
COMPOSITORAS BRASILEIRAS NO SÉCULO XIX

Autora: ANA CAROLINA ARRUDA DE TOLEDO MURGEL
Pesquisa de Pós-Doutorado em História Cultural
Departamento de História - IFCH/Unicamp
Supervisão: Profa. Dra. Margareth Rago

 
     
 

 

SOBRE O PROJETO

RESUMO

Este projeto de pesquisa visa levantar e analisar, numa perspectiva feminista, as compositoras brasileiras no século XX e suas respectivas obras, na tentativa de preencher uma lacuna frequentemente abordada na imprensa e em trabalhos especializados sobre a quase inexistência de mulheres na arte da composição musical, em especial até os anos de 1960.

METODOLOGIA

Iniciei o detalhamento dos nomes levantados considerando todas as compositoras do século XIX ao XXI, o que se mostrou inviável considerando o prazo de término da pesquisa. Mas considerei que esses nomes todos, incluindo as autoras que iniciaram sua produção no século XXI devem aparecer no resultado final, mesmo sem os detalhes sobre suas obras.

O quadro abaixo apresenta os resultados parciais da pesquisa – com a quantidade total de compositoras levantadas, as já divididas pela produção artística por séculos e as que ainda serão separadas e detalhadas:

 

SÉCULO

QUANTIDADE DE COMPOSITORAS ENCONTRADAS

XIX

90

XX

4.266

XXI

1.708

AINDA NÃO SEPARADAS

1.336

TOTAL

7.400

 

Com a quantidade de nomes levantados, se tornou inviável também prosseguir com as entrevistas – a busca por fontes, obras e referências tomou todo o tempo disponível nesse período. Pelo mesmo motivo, a pesquisa foi realizada principalmente através da internet e por livros adquiridos para a mesma. Até o momento, foram utilizadas diversas fontes documentais para a realização da proposta: acervos online, enciclopédias e dicionários sobre música, gravações, partituras, livros biográficos, textos e artigos científicos sobre canção e sobre compositoras brasileiras, revistas musicais e jornais. No trabalho publicado online serão explicitados também outras fontes em cada uma das compositoras, o que já pode ser visto pelo material já disponibilizado no site.

Foi realizado também o levantamento das obras de cada compositora, o que também ainda não foi concluído. Por século, as obras já levantadas por autora têm a seguinte soma:

SÉCULO

OBRAS DE COMPOSITORAS JÁ LEVANTADAS

XIX

474

XX

21.656

XXI

12.583

TOTAL

34.713

 

Das fontes consultadas as mais utilizadas foram as seguintes:

Bibliográfico:

§  AZEVEDO, Miguel Ângelo de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm - 1902-1964. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.

§  BARONCELLI, Nilcéa Cleide da Silva. Mulheres Compositoras: elenco e repertório. São Paulo: Roswhitha Kempf, 1987.

§  CERNICCHIARO, Vincenzo. Storia Della Musica nel Brasile: dai tempi coloniale sino al nostri giorgni (1549-1925). Milão: Stab. Tip. Edit. Fratelli Riccioni, 1926, pg 344. São Paulo: Roswhitha Kempf, 1987.

§  COUTINHO, A. A. da Cruz. Trovador: colleção de modinhas, recitativos, arias, lundús, etc. Porto: Portugal: Typ. de Antonio José da Silva Teixeira, 1876.

§  MARCONDES, Marcos Antônio. Enciclopédia da Música popular brasileira: erudita, folclórica e popular. São Paulo: Art Editora/Publifolha, 1999.

§  ROCHA, Eli Maria. Nós, as mulheres (notícias sobre as compositoras brasileiras). Edição da autora, 1986.

§  SCHUMAHER, Schuma; VITAL BRASIL, Érico. Dicionário Mulheres do Brasil: de 1500 até a atualidade (biográfico e ilustrado). Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.

§  VASCONCELOS, Ary. A nova música da república velha. Rio de Janeiro: Edição do Autor, 1985.

 

Sites:

§  Acervo musical do Instituto Moreira Salles

§  Base de Dados de 78 RPM da FUNDAJ

§  Base de Dados de Partituras da FUNDAJ

§  Catálogo da Editora Mangione

§   Catálogo de Discos da Biblioteca Nacional

§  Catálogo de Partituras da Biblioteca Nacional

§  Dicionário Cravo Albin

§  Discoteca do Centro Cultural São Paulo [Discoteca Oneyda Alvarenga]

§  Enciclopédia Ilustrada do Choro no séc. XIX [Casa do Choro]

§  Escritório Central de Arrecadação e Distribuição (ECAD)

§  Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional

§  Instituto Memória Musical Brasileira

§  Instituto Piano Brasileiro

§  MPBNet

§  Projeto Disco de Cera
 

A partir dos nomes, foram geradas fichas com os dados de cada compositora, considerando a data do primeiro registro encontrado (para situá-la por séculos), a quantidade de obras, se havia dúvida sobre o gênero da compositora (em alguns casos foi impossível confirmar se eram homens ou mulheres), o estilo predominante na composição, dados biográficos básicos, fontes pesquisadas e instrumento. Esse trabalho de fichamento formou 2.625 páginas em fonte tamanho 11, e é o material que será publicado aqui. Na listagem geral, quando clicamos sobre o nome de uma compositora, aparece primeiro a ficha:

FIGURA 1

O campo 1º Registro mostra o ano da primeira canção encontrada registrada - pode ser em disco, em notícia de jornal, em livro ou no ECAD

O campo "Dúvida sobre o gênero?" é quando não consegui confirmar se a compositora é mesmo mulher. Isso aconteceu com frequência com nomes comuns aos dois gêneros. Quando confirmo que é homem, o nome sai da listagem.

O campo "Estilo" é bem genérico - é preenchido quando há uma predominância de composições de determinado estilo popular.

O campo "Nome completo" pode às vezes trazer mais de um nome - de solteira e de casada ou inconsistências entre as fontes. Nesse caso, comento o problema no campo "Observações"

O campo "Instrumento?" é preenchido quando as fontes confirmam que a compositora em questão tocava ou compunha em algum (ou vários) instrumentos musicais

O campo "Fontes" traz sugestões de pesquisa sobre as compositoras - onde encontrei informações.

 O campo “Observações” detalha dados, dúvidas e estágio do levantamento sobre a compositora.

Cada ficha sobre a compositora (Figura 1) deve ser acompanhada pela listagem das obras:

COMPOSITORA OBRA NOME PARCEIROS ECAD MM ESTILO GRAVAÇÕES
A. Brumatti A estrela Dalva Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1976 2003 1976   Antonieta
A. Brumatti Alegria de amar Amália Brumatti Ferreira Gomes Aloísio Silva e Canarinho 1961   1961   Moacyr Franco
A. Brumatti Bicho da cara preta  Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1960   1960   Moacyr Franco
A. Brumatti Brincadeira tem hora Amália Brumatti Ferreira Gomes   2006 2006      
A. Brumatti Menino apaixonado Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1961 2006 1961   Antônio Carlos
A. Brumatti Meu time, meu amor Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2006 2006      
A. Brumatti Mulher de verdade Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2009 2009      
A. Brumatti O amor é traiçoeiro Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1962   1962   Roberto Luna
A. Brumatti O bicão Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2007 2007      
A. Brumatti O gato miou Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2006 2006      
A. Brumatti O homem da Vila Isabel Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1968   1968   Canarinho
A. Brumatti O poema da vida Amália Brumatti Ferreira Gomes Roberto Cópia 1961 2006 1961   Trio Tamba Tajá
A. Brumatti Samba da Bahia Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1961   1961   Canarinho
A. Brumatti Samba da curtição Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2007 2007      
A. Brumatti Saudade doída Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1961   1961   José Orlando
A. Brumatti Tema de Malazarte e Zé Carnêro Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 1979 2015 1979   Canarinho e Amália Brumatti
A. Brumatti Tereza Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2006 2006      
A. Brumatti Tu és meu grande amor Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2009 2009      
A. Brumatti Twist do balanço Amália Brumatti Ferreira Gomes Antônio Aguillar 1962 2006 1962   Canarinho
A. Brumatti Valsa de natal Amália Brumatti Ferreira Gomes Canarinho 2007 2007 N/D   Canarinho

 

Na listagem acima, nota-se que na coluna referente ao ECAD alguns quadros estão em branco: são canções sem registro para recolhimento de direitos autorais, o que aconteceu com quase todas as compositoras levantadas até agora. Para o registro aparecer, é preciso que as compositoras se cadastrem em uma Associação (o que é gratuito), assim as informações serão transmitidas para o ECAD. As associações disponíveis são: UBC, ABRAMUS, AMAR, ASSIM, SBACEM, SICAM e SOCIMPRO

A coluna "1º" mostra o primeiro registro encontrado de cada canção. Pode aparecer com um "N/D", geralmente quando o disco ou a partitura não sairam com a data de impressão. Nesses casos, procuro informações em outros lugares, o "N/D" é quando foi mesmo impossível datar.

As fontes utilizadas mais frequentemente foram abreviadas nessas tabelas, da seguinte forma:

ABREVIATURA REFERÊNCIA
BN Biblioteca Nacional
CB Cantoras do Brasil
CC Casa do Choro
DCA Dicionário Cravo Albin
ECAD Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais
EMPB Enciclopédia da Música Popular Brasileira
FB FaceBook
MC Mulheres Compositoras
MG Mangione
MM Instituto Memória Musical
NM Nós, as Mulheres
NMRV A Nova Música da Velha República
SC Agenda do Samba & Choro
SDM Storia Della Musica nel Brasile
TRV Trovador
WK Wikepédia

 

No meu acompanhamento, marquei na listagem das obras quando encontrei problemas no ECAD. Na tabela abaixo, vemos duas compositoras marcadas em amarelo, que não tem registro em associação (portanto estão com direitos retidos no ECAD) e uma cuja obra (uma ou mais canções, vai aparecer em vermelho na data do ECAD na listagem de obras) está registrada em nome somente do parceiro ou do intérprete.

NOME ESTILO CANÇÕES 1º REG SÉCULO ECAD OBRA
Adela Marcovici   1 1999 20 ECAD ok
Adelaide Regional 4 1964 20 ECAD ok
Adelaide Chiozzo MPB / Regional 47 1966 20 ECAD ok
Adriana [03]   1 1988 20 ECAD ok
Adriana [04]   1 1999 20 ECAD ok

 

Encontrar as páginas do ECAD foi de grande auxílio para a pesquisa, já que o cadastro aponta o nome completo das compositoras, o que possibilitou a busca também por mais detalhes biográficos e das obras, e apontou também a quantidade de compositoras homônimas: Ana Maria, por exemplo, foram 15 compositoras diferentes encontradas; Ana Paula, 22. Isso se repete com frequência nas compositoras que adotam apenas um prenome como nome artístico. Essa questão acaba também se refletindo no ECAD, onde algumas obras aparecem com autoras trocadas.

Assim, precisamos considerar que essa pesquisa é dinâmica, uma cartografia, já que novos registros são realizados diariamente nas associações e ECAD. É minha intenção permanecer pesquisando o tema na intenção de criar esse acervo aberto aos pesquisadores da forma mais completa possível.

O site ainda está em construção porque estou criando as páginas das compositoras com as informações acima. Algumas já estão disponibilizadas quando aparece o link na listagem geral. E claro, muitas outras vão entrar.

E agradeço imensamente quem puder colaborar enviando correções ou novas compositoras - para isso, basta clicar no link "Contato" no final de cada página informando qual a compositora tem correções ou novas informações.

É importante lembrar também que os títulos das canções foram mantidos na primeira grafia encontrada.

 

APOIO:

 
 
SOBRE A PESQUISA SOBRE A AUTORA AGRADECIMENTOS CONTATO

Data da primeira publicação do site: 05/04/2017
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