RESUMO
Este projeto de pesquisa visa levantar e
analisar, numa perspectiva feminista, as compositoras
brasileiras no século XX e suas respectivas obras, na
tentativa de preencher uma lacuna frequentemente abordada na
imprensa e em trabalhos especializados sobre a quase
inexistência de mulheres na arte da composição musical, em
especial até os anos de 1960.
METODOLOGIA
Iniciei o detalhamento dos nomes
levantados considerando todas as compositoras do século XIX
ao XXI, o que se mostrou inviável considerando o prazo de
término da pesquisa. Mas considerei que esses nomes todos,
incluindo as autoras que iniciaram sua produção no século
XXI devem aparecer no resultado final, mesmo sem os detalhes
sobre suas obras.
O quadro abaixo apresenta os
resultados parciais da pesquisa – com a quantidade total de
compositoras levantadas, as já divididas pela produção
artística por séculos e as que ainda serão separadas e
detalhadas:
SÉCULO |
QUANTIDADE DE COMPOSITORAS ENCONTRADAS |
XIX |
90 |
XX |
4.266 |
XXI |
1.708 |
AINDA
NÃO SEPARADAS |
1.336 |
TOTAL |
7.400 |
Com a quantidade de nomes
levantados, se tornou inviável também prosseguir com as
entrevistas – a busca por fontes, obras e referências tomou
todo o tempo disponível nesse período. Pelo mesmo motivo, a
pesquisa foi realizada principalmente através da internet e
por livros adquiridos para a mesma. Até o momento, foram
utilizadas diversas fontes documentais para a realização da
proposta: acervos online, enciclopédias e dicionários sobre
música, gravações, partituras, livros biográficos, textos e
artigos científicos sobre canção e sobre compositoras
brasileiras, revistas musicais e jornais. No trabalho
publicado online serão explicitados também outras fontes em
cada uma das compositoras, o que já pode ser visto pelo
material já disponibilizado no site.
Foi realizado também o
levantamento das obras de cada compositora, o que também
ainda não foi concluído. Por século, as obras já levantadas
por autora têm a seguinte soma:
SÉCULO |
OBRAS DE
COMPOSITORAS JÁ LEVANTADAS |
XIX |
474 |
XX |
21.656 |
XXI |
12.583 |
TOTAL |
34.713 |
Das fontes consultadas as mais utilizadas foram as
seguintes:
Bibliográfico:
§
AZEVEDO, Miguel
Ângelo de (NIREZ) et al. Discografia brasileira em 78 rpm
- 1902-1964. Rio de Janeiro: Funarte, 1982.
§
BARONCELLI, Nilcéa
Cleide da Silva. Mulheres Compositoras: elenco e
repertório. São Paulo: Roswhitha Kempf, 1987.
§
CERNICCHIARO,
Vincenzo. Storia Della Musica nel Brasile: dai tempi
coloniale sino al nostri giorgni (1549-1925). Milão:
Stab. Tip. Edit. Fratelli Riccioni, 1926, pg 344. São Paulo:
Roswhitha Kempf, 1987.
§
COUTINHO, A. A. da
Cruz. Trovador: colleção de modinhas, recitativos, arias,
lundús, etc. Porto: Portugal: Typ. de Antonio José da
Silva Teixeira, 1876.
§
MARCONDES, Marcos
Antônio. Enciclopédia da Música popular brasileira:
erudita, folclórica e popular. São Paulo: Art
Editora/Publifolha, 1999.
§
ROCHA, Eli Maria.
Nós, as mulheres (notícias sobre as compositoras
brasileiras). Edição da autora, 1986.
§
SCHUMAHER, Schuma;
VITAL BRASIL, Érico. Dicionário Mulheres do Brasil: de
1500 até a atualidade (biográfico e ilustrado). Rio de
Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2000.
§
VASCONCELOS, Ary.
A nova música da república velha. Rio de Janeiro:
Edição do Autor, 1985.
Sites:
§
Acervo musical do
Instituto Moreira Salles
§
Base de Dados de
78 RPM da FUNDAJ
§
Base de Dados de
Partituras da FUNDAJ
§
Catálogo da
Editora Mangione
§
Catálogo de
Discos da Biblioteca Nacional
§
Catálogo de
Partituras da Biblioteca Nacional
§
Dicionário Cravo
Albin
§
Discoteca do
Centro Cultural São Paulo [Discoteca Oneyda Alvarenga]
§
Enciclopédia
Ilustrada do Choro no séc. XIX [Casa do Choro]
§
Escritório Central
de Arrecadação e Distribuição (ECAD)
§
Hemeroteca Digital
da Biblioteca Nacional
§
Instituto Memória
Musical Brasileira
§
Instituto Piano
Brasileiro
§
MPBNet
§
Projeto Disco de
Cera
A partir dos nomes, foram
geradas fichas com os dados de cada compositora,
considerando a data do primeiro registro encontrado (para
situá-la por séculos), a quantidade de obras, se havia
dúvida sobre o gênero da compositora (em alguns casos foi
impossível confirmar se eram homens ou mulheres), o estilo
predominante na composição, dados biográficos básicos,
fontes pesquisadas e instrumento. Esse trabalho de
fichamento formou 2.625 páginas em fonte tamanho 11, e é o
material que será publicado aqui. Na listagem geral, quando
clicamos sobre o nome de uma compositora, aparece primeiro a
ficha:
FIGURA 1
O campo 1º Registro mostra o ano
da primeira canção encontrada registrada - pode ser em
disco, em notícia de jornal, em livro ou no ECAD
O campo "Dúvida sobre o gênero?"
é quando não consegui confirmar se a compositora é mesmo
mulher. Isso aconteceu com frequência com nomes comuns aos
dois gêneros. Quando confirmo que é homem, o nome sai da
listagem.
O campo "Estilo" é bem genérico
- é preenchido quando há uma predominância de composições de
determinado estilo popular.
O campo "Nome completo" pode às
vezes trazer mais de um nome - de solteira e de casada ou
inconsistências entre as fontes. Nesse caso, comento o
problema no campo "Observações"
O campo "Instrumento?" é
preenchido quando as fontes confirmam que a compositora em
questão tocava ou compunha em algum (ou vários) instrumentos
musicais
O campo "Fontes" traz sugestões
de pesquisa sobre as compositoras - onde encontrei
informações.
O campo “Observações” detalha
dados, dúvidas e estágio do levantamento sobre a
compositora.
Cada ficha
sobre a compositora (Figura 1) deve ser acompanhada pela
listagem das obras:
COMPOSITORA |
OBRA |
NOME |
PARCEIROS |
1º |
ECAD |
MM |
ESTILO |
GRAVAÇÕES |
A. Brumatti |
A estrela Dalva |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1976 |
2003 |
1976 |
|
Antonieta |
A. Brumatti |
Alegria de amar |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Aloísio Silva e
Canarinho |
1961 |
|
1961 |
|
Moacyr Franco |
A. Brumatti |
Bicho da cara preta |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1960 |
|
1960 |
|
Moacyr Franco |
A. Brumatti |
Brincadeira tem hora |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
|
2006 |
2006 |
|
|
|
A. Brumatti |
Menino apaixonado |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1961 |
2006 |
1961 |
|
Antônio Carlos |
A. Brumatti |
Meu time, meu amor |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2006 |
2006 |
|
|
|
A. Brumatti |
Mulher de verdade |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2009 |
2009 |
|
|
|
A. Brumatti |
O amor é traiçoeiro |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1962 |
|
1962 |
|
Roberto Luna |
A. Brumatti |
O bicão |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2007 |
2007 |
|
|
|
A. Brumatti |
O gato miou |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2006 |
2006 |
|
|
|
A. Brumatti |
O homem da Vila Isabel |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1968 |
|
1968 |
|
Canarinho |
A. Brumatti |
O poema da vida |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Roberto Cópia |
1961 |
2006 |
1961 |
|
Trio Tamba Tajá |
A. Brumatti |
Samba da Bahia |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1961 |
|
1961 |
|
Canarinho |
A. Brumatti |
Samba da curtição |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2007 |
2007 |
|
|
|
A. Brumatti |
Saudade doída |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1961 |
|
1961 |
|
José Orlando |
A. Brumatti |
Tema de Malazarte e Zé
Carnêro |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
1979 |
2015 |
1979 |
|
Canarinho e Amália
Brumatti |
A. Brumatti |
Tereza |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2006 |
2006 |
|
|
|
A. Brumatti |
Tu és meu grande amor |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2009 |
2009 |
|
|
|
A. Brumatti |
Twist do balanço |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Antônio Aguillar |
1962 |
2006 |
1962 |
|
Canarinho |
A. Brumatti |
Valsa de natal |
Amália Brumatti Ferreira
Gomes |
Canarinho |
2007 |
2007 |
N/D |
|
Canarinho |
Na listagem acima, nota-se
que na coluna referente ao ECAD alguns quadros estão em
branco: são canções sem registro para recolhimento de
direitos autorais, o que aconteceu com quase todas as
compositoras levantadas até agora. Para o registro aparecer,
é preciso que as compositoras se cadastrem em uma Associação
(o que é gratuito), assim as informações serão transmitidas
para o ECAD. As associações disponíveis são: UBC, ABRAMUS,
AMAR, ASSIM, SBACEM, SICAM e SOCIMPRO
A coluna "1º" mostra o primeiro
registro encontrado de cada canção. Pode aparecer com um
"N/D", geralmente quando o disco ou a partitura não sairam
com a data de impressão. Nesses casos, procuro informações
em outros lugares, o "N/D" é quando foi mesmo impossível
datar.
As fontes utilizadas mais
frequentemente foram abreviadas nessas tabelas, da seguinte
forma:
ABREVIATURA |
REFERÊNCIA |
BN |
Biblioteca Nacional |
CB |
Cantoras do Brasil |
CC |
Casa do Choro |
DCA |
Dicionário Cravo Albin |
ECAD |
Escritório de Arrecadação de Direitos Autorais |
EMPB |
Enciclopédia da Música Popular Brasileira |
FB |
FaceBook |
MC |
Mulheres Compositoras |
MG |
Mangione |
MM |
Instituto Memória Musical |
NM |
Nós, as Mulheres |
NMRV |
A Nova Música da Velha República |
SC |
Agenda do Samba & Choro |
SDM |
Storia Della Musica nel Brasile |
TRV |
Trovador |
WK |
Wikepédia |
No meu acompanhamento, marquei
na listagem das obras quando encontrei problemas no ECAD. Na
tabela abaixo, vemos duas
compositoras marcadas em amarelo, que não tem registro em
associação (portanto estão com direitos retidos no ECAD) e
uma cuja obra (uma ou mais canções, vai aparecer em vermelho
na data do ECAD na listagem de obras) está registrada em nome
somente do parceiro ou do intérprete.
NOME |
ESTILO |
CANÇÕES |
1º REG |
SÉCULO |
ECAD |
OBRA |
Adela Marcovici |
|
1 |
1999 |
20 |
ECAD |
ok |
Adelaide |
Regional |
4 |
1964 |
20 |
ECAD |
ok |
Adelaide Chiozzo |
MPB / Regional |
47 |
1966 |
20 |
ECAD |
ok |
Adriana [03] |
|
1 |
1988 |
20 |
ECAD |
ok |
Adriana [04] |
|
1 |
1999 |
20 |
ECAD |
ok |
Encontrar as páginas do ECAD foi
de grande auxílio para a pesquisa, já que o cadastro aponta
o nome completo das compositoras, o que possibilitou a busca
também por mais detalhes biográficos e das obras, e apontou
também a quantidade de compositoras homônimas: Ana Maria,
por exemplo, foram 15 compositoras diferentes encontradas;
Ana Paula, 22. Isso se repete com frequência nas
compositoras que adotam apenas um prenome como nome
artístico. Essa questão acaba também se refletindo no ECAD,
onde algumas obras aparecem com autoras trocadas.
Assim, precisamos considerar que
essa pesquisa é dinâmica, uma cartografia, já que novos
registros são realizados diariamente nas associações e ECAD.
É minha intenção permanecer pesquisando o tema na intenção
de criar esse acervo aberto aos pesquisadores da forma mais
completa possível.
O site ainda está em construção
porque estou criando as páginas das compositoras com as
informações acima. Algumas já estão disponibilizadas quando
aparece o link na listagem geral. E claro, muitas outras vão
entrar.
E agradeço imensamente quem
puder colaborar enviando correções ou novas compositoras -
para isso, basta clicar no link "Contato" no final de cada
página informando qual a compositora tem correções ou novas
informações.
É importante lembrar também que
os títulos das canções foram mantidos na primeira grafia
encontrada.
|